Em entrevista ao jornalista Jefferson Coronel, nesta terça-feira (22), o secretário demissionário de Educação, Pauderney Avelino (UB), afirmou que foi a demora do ex-governador Amazonino Mendes (sem partido) em se filiar que acabou levando o megapartido União Brasil a ver no governador Wilson Lima (UB) uma opção para encabeçar a chapa da recém-criada legenda ao Governo do Estado. Segundo Pauderney – e aqui o REBOJO confirma –, a filiação de Amazonino ao DEM foi anunciada quando ainda nem se falava em fusão com o PSL.
QUEM FOI AO MAR…
Enquanto o “Negão” não batia o martelo sobre sua filiação, o DEM, comandado por Pauderney no Amazonas, negociou nacionalmente sua extinção por meio de uma fusão com o PSL, resultando no gigante União Brasil. Ainda assim, segundo Pauderney, o novo partido contava com Amazonino como candidato ao governo. De acordo com ele, foi somente a demora em se definir que fez o “Negão” perder a vaga. Quem conhece de política, entretanto, sabe que a costura foi bem melhor alinhavada do que isso.
NENHUMA SURPRESA
Causou zero surpresa a escolha de Pauderney Avelino para ser o presidente do diretório regional do União Brasil no Amazonas. Pauderney já era presidente do extinto DEM e continuou sendo a liderança estadual mais forte no Amazonas quando o partido decidiu se fundir ao PSL. Até mesmo no episódio da filiação do governador Wilson Lima ao UB, Pauderney foi figura central e decisiva. Apenas foi anunciado de direito a um cargo que já vinha ocupando de fato.
SERAFIM COBRA PAULO GUEDES
Diante da divulgação das intenções do ministro da Economia, Paulo Guedes, de reduzir ainda mais o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) – desta vez para 35% –, o deputado estadual Serafim Corrêa (PSB) subiu à tribuna da Assembleia Legislativa do Estado (Aleam) para cobrar que o ministro reverta o decreto que diminuiu o imposto em 25%. “O ministro Paulo Guedes veio e disse que vai fazer uma redução de 35% no IPI. De uma só tacada, ele mexe com os 25 estados, o Distrito Federal, além de 5.700 municípios, que perdem receita, e cria condições bastante adversas para a ZFM”, denunciou.
EM DEFESA DE OMAR E BRAGA
Serafim lembrou, ainda, que o presidente Jair Bolsonaro (PL) “agrediu, através das redes sociais, dois senadores de forma imprópria”, referindo-se aos senadores Omar Aziz (PSD) e Eduardo Braga (MDB), atacados pelo presidente por denunciar os prejuízos causados à Zona Franca de Manaus (ZFM) com a redução do IPI. O deputado lembrou ainda que a correção no decreto, isentando a ZFM, tem apenas nove dias para ser publicada. “O prazo é até o dia 31 de março. Temos nove dias apenas. O que já deixa todo mundo de orelha em pé”, alertou.
ACIONA O MPF E O TCU
O deputado federal Zé Ricardo (PT) está defendendo que que o Tribunal de Contas da União (TCU) e o Ministério Público Federal (MPF) apurem as denúncias de que o ministro da Educação, Milton Ribeiro, estaria favorecendo pastores com liberação de recursos federais para obras em prefeituras. A denúncia partiu de um áudio vazado no qual o ministro afirma que uma de suas prioridades é atender prefeituras de “amigos” do pastor Gilmar dos Santos.
É TUDO ESPECULAÇÃO
O jovem vereador Amom Mandel (sem partido) já se tornou um político cobiçado por diversas siglas, que desejam vê-lo engrossando suas fileiras. Eleito pelo Podemos, quando a legenda ainda era comandada pelo ex-governador Amazonino Mendes (sem partido), Amom está “avulso” desde meados de 2021, quando acompanhou a debandada de políticos do Podemos após uma intervenção do diretório nacional na agremiação. Sobre sua ida ao MDB, aventada por diversos analistas, é categórico: por enquanto, é tudo especulação.
CARNABOI AO VIVO PARA PARINTINS
Parintins vai poder assistir ao Carnaboi ao vivo nesta sexta-feira (25) e sábado (26). É que a Ilha Tupinambarana vai ser a primeira de 20 cidades do interior a receber o sinal da TV e Rádio Encontro das Águas. E a programação de estreia inclui a transmissão do Carnaboi. Segundo o presidente da TV e Rádio Encontro das Águas, Oswaldo Lopes, até maio, todas as 20 repetidoras do interior estarão em funcionamento. Além da programação da TV Brasil, todos os programas produzidos em Manaus também serão veiculados pelas repetidoras.