Prefeitura realiza ação ambiental no Dia Internacional das Florestas

Prefeitura realiza ação ambiental no Dia Internacional da Florestas. Cerca de 500 mudas de árvores foram plantadas em várias partes da cidade, nesta segunda-feira.

Prefeitura realiza ação ambiental no Dia Internacional das Florestas.

Em homenagem ao Dia Internacional das Florestas, comemorado nesta segunda-feira (21/3), a prefeitura de Manaus realizou uma mega ação de plantio de árvores.

Cerca de 500 mudas foram plantadas nas margens do Igarapé do Mindu, bairro  Jorge Teixeira e Comunidade Monte Sião, na zona Leste.

Essa é a maior ação de plantio em um só dia em todas as administrações municipais.

O local escolhido para o plantio foi uma área focal da prefeitura, que tem recebido diversas ações, tendo em vista a formação de um grande corredor ecológico.

Prefeitura reflorestará toda a orla do Igarapé do Mindu com árvores de várzea

Esse corredor será ao longo do Igarapé do Mindu, que é o maior da cidade, além de ser muito importante para a conectividade dos fragmentos florestais existentes ao longo dele.

Além do plantio, está sendo feita a remoção dos resíduos do igarapé. Haverá, também, vasta doação de mudas de plantas.

As espécies que estão sendo plantadas no local são: munguba, munguburana, buritizeiro, açaizeiro e ingá de igapó.

Por se tratar de uma área de várzea, de alagação, estão sendo plantadas espécies que se adequam a esse tipo de ambiente, que naturalmente já estão presentes ali.

Parceria

Para a ação desta segunda-feira, a secretaria do Meio Ambiente do município está contando com o apoio da Unidade Executora de Projetos Especiais da Secretaria de Infraestrutura.

Conta também com grupos de voluntários Parceiros Brilhantes, e da Limpeza Pública do município.

Participam o Grupo Garis da Alegria, os educadores ambientais e também, com os serviços de coleta de grandes objetos jogados nas águas.

Foi montado um serviço no local para orientar a população a não descartar esses grandes objetos, como fogões, sofás e refrigeradores, dentre outros, no igarapé.

Fonte: Semmas