Prefeitura realiza ação educativa sobre faixa de pedestres. Objetivo é reduzir o número de acidentes com mortes em faixas de pedestres. Ação foi realizada esta quarta-feira.
Prefeitura realiza ação educativa sobre faixa de pedestres.
Ação aconteceu esta manhã de quarta-feira (16) em frente à escola municipal Vicente de Paula, bairro Japiim, zona Sul de Manaus.
Uma equipe do Instituto municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), fez um trabalho de conscientização para pedestres e motoristas, sobre a importância de respeitar a faixa.
Pais e alunos receberam panfletos com informações de travessia segura e legislação de trânsito.
Escola no Japiim recebeu informações sobre a legislação de trânsito, como uma forma de evitar acidentes nas faixas de pedestres
As atividades de educação para o trânsito são realizadas pelo setor de Educação do IMMU, em que os técnicos fazem visitas em vários locais.
Visitam escolas do município, empresas do Distrito Industrial, empresas públicas e privadas que solicitam informações sobre a legislação de trânsito.
Além dos ensinamentos repassados aos condutores de veículos e aos pedestres, os educadores buscam formar cidadãos mais conscientes e preparados para enfrentar o cotidiano do trânsito.
Para o diretor de Trânsito do IMMU, Pedro Miranda, o pedestre sempre é a parte mais fraca.
Ele insistiu em que os motoristas precisam entender que as faixas de pedestres são os locais de travessia para os cidadãos e que devem reduzir a velocidade e parar antes da faixa.
Observou, também, que o pedestre tem a sua responsabilidade nesse processo, tomando as precauções necessárias de segurança.
Devem levar em conta, principalmente, a visibilidade, a distância e a velocidade ao se aproximar delas.
Bem como utilizar, sempre, as faixas ou passagens destinadas aos pedestres.
Vários pais de alunos, e os próprios alunos, falaram sobre a ação e as consequências que podem advir sem essas ações, com relação ao tráfego de veículos em frente à escola.
“Essa ação é de extrema necessidade”, disse Carla Gomes, mãe de aluna. Ela, que atravessa a rua todos os dias, reclamou da falta de gentileza dos motoristas.
Ela salientou que, se os motoristas respeitassem a faixa, nem precisaria um ação desse tipo. “O problema é que eles não respeitam”, concluiu.
Fonte: IMMU