Projeto ‘Março Laranja’ combaterá bullying nas escolas. São vários tipos, como físico, verbal, sexual, psicológico e ciberbullying, que o poder público tentará minimizar nas salas de aula.
Projeto ‘Março Laranja’ combaterá bullying nas escolas.
O programa ‘Março Laranja’ teve início desde o começo deste mês, através da campanha municipal de combate ao bullying.
A campanha abrangerá todas as escolas que compõem a rede municipal de ensino, com alunos da educação infantil até a Educação de Jovens e Adultos (EJA).
A temática faz parte da lei nº 2.104/2016, que institui no calendário escolar da capital, ações relacionadas aos vários tipos de bullying.
Nesta categoria, um novo tipo foi inserido com a chegada da tecnologia: o ciberbullying.
A campanha está a cargo da Secretaria Municipal de Educação (Semed), que monitora essa questão desde 2006.
A Gerência de Atividades Complementares e Programas Especiais (Gacpe) é a responsável pela execução da campanha na rede municipal.
A campanha inclui várias atividades, como palestras, rodas de conversas, oficinas, produção de textos e pesquisas sobre a temática.
Essas pesquisas não são apenas locais, mas também no âmbito nacional, através de links de pesquisa, vídeos e filmes que serão discutidos no ambiente escolar, dentre outras ações.
A coordenadora das Ações referentes à campanha, Eliana Hayden, disse que desde o início deste mês, as escolas já começaram a se mobilizar.
Primeiro houve uma orientação de como a campanha seria desenvolvida durante todo o ano, para as escolas irem se preparando.
Segundo ela, é preciso que seja feito um trabalho intenso para que essa violência, que acontece dentro das salas de aula, diminua.
O bullying escolar pode envolver crianças de várias maneiras, fazendo com que assumam papéis diferentes, como: vítima, agressor, e vítima-agressora, ferindo ou magoando.
Isso pode ocorrer de três formas: agressões físicas diretas, agressões verbais diretas e agressões indiretas.
Por isso o “Março Laranja” busca promover, no âmbito escolar e na sociedade, o debate sobre o bullying nas escolas, estimulando campanhas educativas e informativas com este fim.
Fonte: Semed