REBOJO CULTURAL tem de boi-bumbá a jazz, com direito a prêmio literário

A cena bovina se encontra em polvorosa com a confirmação do Festival de Parintins 2022. A temporada de eventos pré-festival já começou. O destaque do REBOJO CULTURAL deste sábado (12), portanto, não poderia ser outro. Mas tem também o lançamento dos Prêmios Literários Cidade de Manaus 2022, programação do Teatro Amazonas, exposição de obras sobre a cheia de 2021 e muito mais.

ABRAÇO DOS CONTRÁRIOS

A notícia mais esperada pelos amantes da cultura do boi-bumbá foi dada pelo Governador Wilson Lima (UB) nesta sexta-feira (11): a realização do Festival Folclórico de Parintins nos dias 24, 25 e 26 de junho. Na cerimônia, realizada no Teatro Amazonas, o abraço fraterno e sincero dos presidentes do Caprichoso, Jender Lobato, e Garantido, Antônio Andrade, tem sido apontado pelos que estavam presentes como o momento mais emblemático do evento. Representou a satisfação pelo fim da espera de dois anos para rever os dois bumbás em atividade.

CENA BOVINA ATIVADA

A confirmação da realização do festival deste ano agitou o mundo bovino. E as festas na capital já começaram, com o “Rufar do Tambor”, da Marujada de Guerra do Caprichoso, evento realizado no Atlético Rio Negro Clube, nesta sexta-feira (11). No domingo (13), é a vez da Batucada do Garantido dar o start na temporada bovina manauara, no Almirante Hall, às 17h. No dia 24 de março, tem lançamento do festival, na Arena do Bumbódromo, em Parintins. Dias 25 e 26 de março, tem Carnaboi em Manaus. E o dia 2 de abril marca o início da temporada de ensaios dos bumbás na capital.

BOI BOIOLA TAMBÉM VOLTA

Nem só de azul e vermelho vive Parintins. O rosa também faz parte da tradição dos festejos. E, com o anúncio das datas da realização do festival, o Boi Boiola também anunciou a data de sua apresentação em 2022. “A grelhação já tem data confirmada”, diz a peça publicitária que confirma para o dia 18 de junho, na Chácara Mundo Rosa, a festa em favor da diversidade e do bom-humor e contra o preconceito. O Boiola faz parte do calendário festivo de Parintins desde 2004.

LITERATURA PREMIADA

A Prefeitura de Manaus lançou, nesta sexta-feira (11), o edital dos Prêmios Literários Cidade de Manaus 2022. Pelo segundo ano consecutivo, a realização da premiação foi antecipada. O presidente do Concultura, Tenório Telles, disse que a antecipação segue a orientação inicial do prefeito David Almeida (Avante) que, desde o primeiro ano de sua gestão, tem buscado dar assistência, apoiar e investir no setor cultural, que sofre com a pandemia, atingindo toda a cadeia de trabalhadores.

NOVIDADES DO PRÊMIO

Os Prêmios Literários Cidade de Manaus 2022 trazem algumas mudanças nesta edição: o retorno da impressão em papel das obras vencedoras; a criação de uma nova categoria regional, o prêmio Djalma Batista, destinado ao melhor texto de temática amazônica; e a fusão de categorias, que passam a ser de nove, e não mais de vinte, como nos anos anteriores. Os prêmios em dinheiro permanecem em R$ 5 mil para as categorias nacionais, unificadas, e R$ 3 mil para as regionais, em apenas duas modalidades.

SETOR DE EVENTOS EM FESTA

Uma das atividades econômicas mais prejudicadas pela pandemia de Covid-19, o setor de eventos já pode comemorar a suspensão das restrições que tanto sufocavam quem trabalha com a economia criativa. O Governo do Estado liberou, nesta sexta-feira (11), a realização de eventos, sem restrição de horário ou de ocupação.

TEATRO AMAZONAS A TODO VAPOR

Com a liberação dos eventos sem restrição de público, o Teatro Amazonas traz, em sua programação da segunda quinzena de março, atrações para todos os gostos. Tem desde jazz, além de grandes sucessos da música nacional e internacional, com a Amazonas Band até espetáculo do Balé Folclórico do Amazonas, passando também pela 5ª edição do Festival 5 Minutos em Cena. Para conferir a programação e agendar sua ida ao TA, acesse cultura.am.gov.br e teatroamazonas.com.br. Os agendamentos estarão disponíveis a partir deste domingo (13), às 14h.

‘CHEIA DAS ARTES’

Vai ser inaugurada neste sábado (12), às 19h, no espaço cultural do Millennium Shopping, a exposição “Cheia das Artes”. Com a curadoria de José Carlos Pinheiro e Casa das Artes, a exposição reúne obras de artistas sobre a maior cheia do Rio Negro, desde o início dos registros em 1902: a enchente de 2021, que bateu todos os recordes, atingindo a marca de 30,02 metros.

‘MEU EU, NOSSO EU’

Também neste sábado (12), o cantor parintinense Derick Tavares lança seu novo trabalho, “Meu Eu, Nosso Eu”. O álbum reúne músicas autorais que abordam situações do cotidiano para os jovens que buscam seu lugar na sociedade, segundo o artista. Composto de cinco faixas, a obra está disponível em plataformas digitais como Deezer e Spotify. O projeto de Derick Tavares foi contemplado no Prêmio Amazonas Criativo, com incentivo da Lei Aldir Blanc, por meio da Secretaria Municipal de Cultura de Parintins (Semcult).