A deputada professora Therezinha Ruiz (PSDB) participou no sábado (16) de reunião coordenada pelo secretário estadual de Educação (Seduc), Luiz Castro, na sede do governo, para traçar estratégias de segurança e ações preventivas contra a violência dentro das escolas da capital e do interior do Amazonas.
A intenção, segundo o secretário, é aperfeiçoar a segurança interna da Seduc através do Sistema Escolar Integrado de Vigilância do Amazonas (Ceivam), para atuar em conjunto com a Secretaria de Segurança Pública, as Polícias Militar e Civil, o Corpo de Bombeiros, as empresas de monitoramento e os coordenadores distritais da Secretaria de Educação.
A deputada propôs a realização de campanhas de conscientização nas escolas com palestras de combate à violência. “Os coordenadores de distritos, psicólogos e assistentes sociais são fundamentais nesse trabalho, visando identificar os alunos que apresentam comportamento agressivo”, observou a deputada.
Ela sugeriu ainda que nas denúncias de violência nas escolas, a Polícia Militar utilize motocicletas para se deslocar com mais rapidez e averiguar a gravidade dos casos. Nesse sentido, o comandante geral da PM coronel Ayrton do Norte anunciou a aquisição de cerca de 60 motocicletas para fazer a ronda preventiva.
O secretário Luiz Castro, disse que pretende fortalecer a segurança dentro das escolas com agentes de portaria e com sistemas de câmeras de monitoramento. “Precisamos melhorar o sistema de identificação de quem entra e de quem sai nas escolas, para darmos tranquilidade aos alunos, aos professores e aos pais”, ressaltou.
Foram discutidas a criação de aplicativos de monitoramento e de outras ferramentas a serem acionadas pelo celular para agilizar a ação dos policiais na ocorrência de casos de violência nas escolas. Participaram da reunião, representantes da SSP, da PM da PC, do Corpo de Bombeiros, coordenadores de distrito, a equipe de técnicos da Seduc e professores, unindo esforços para evitar tragédias como a de Realengo, no Rio de Janeiro, e de Suzano, em São Paulo.
Os oficiais militares reafirmaram o compromisso de manter o trabalho de prevenção em todas as escolas, como o projeto ‘Escola Segura e Cidadã’, na Zona Norte e também o ‘Ronda Escolar’, que realiza patrulhamento constante em todas as escolas de Manaus.