Dose de reforço da vacina Janssen já está disponível. Quem recebeu a dose única do imunizante, há 2 meses, deve comparecer a um posto de vacinação para receber a dose de reforço.
Dose de reforço da vacina Janssen já está disponível.
Pessoas com mais de 18 anos ou mais, que receberam a dose única da vacina Janssen Pharmaceutica há, pelo menos, dois meses, devem receber a dose de reforço.
A indicação é do Ministério da Saúde (MS)para que a imunização seja completa.
Somente as mulheres grávidas ou puérperas estão dispensadas de tomarem a dose de reforço.
Em Manaus, 28.187 pessoas receberam a dose única do imunizante.
Deste total, apenas 1.486 já estão com o reforço, que está disponível nos postos de vacinação desde o último mês de dezembro de 2021.
Shádia Fraxe, secretária municipal de Saúde de Manaus, defendeu a necessidade de uma nova dose para assegurar a eficácia da imunização.
Reforço da Janssen está a disposição desde dezembro de 2021
“É importante que as pessoas entendam que os efeitos esperados com a aplicação da vacina, são calculados com base em pesquisas laboratoriais”, esclareceu.
A reação que aparecem nas pessoas após a aplicação da vacina, é um dos maiores impecilhos para a tomarem a dose de reforço. Muitos não retornam, com medo.
A dose de reforço do imunizante da Janssen está disponível em 10 pontos de vacinação.
Os endereços podem ser consultados no site da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e nos perfis oficiais da da secretaria do Facebook (Semsa Manaus) e no Istagram: @semsamanaus.
Fake News
Notícias falsas espalhadas questionando a eficácia das vacinas, as chamadas fake news, segundo o prefeito de Manaus, David Almeida, tem sido um dos maiores entraves.
Ele lembrou que essas falsas notícias deram uma freada no esquema vacinal mas, mesmo assim, a área de Saúde não se abalou e não parou o trabalho de imunização.
A secretária Shádia Fraxe, que também criticou a veiculação de notícias falsas, pediu que as pessoas não deixem de procurar os postos de vacinação.
Em suma, para ela, está provado que a vacinação está evitando o agravamento dos sintomas e mortes por Covid-19.
Fonte: Semsa