Índice de distorção escolar ‘idade-série’ cai para menos de 10%

Índice de distorção escolar ‘idade-série’ cai para menos de 10%. essa redução vem acontecendo desde 2015 através da parceria com o Instituto Ayrton Senna (IAS), pelo programa “Se Liga”.

Índice de distorção escolar ‘idade-série’ cai para menos de 10%.

A distorção idade-série é a proporção de alunos com mais de 2 anos de atraso escolar.

No Brasil, a criança deve ingressar no 1º ano do ensino fundamental aos 6 anos de idade e terminar o ensino médio, em tese, aos 14 anos de idade.

“Pela primeira vez na história, esse índice chegou abaixo dos 10%”, comemorou Pauderney Avelino, secretário municipal de Educação.

De acordo com o Instituto de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e os dados divulgados no primeiro Censo Escolar 2021, a redução foi 11,9% para 9,6%.

Um dos colaboradores para esse resultado foi o programa “Acelera”, que promove a recuperação da aprendizagem de estudantes com distorção idade-série.


De acordo com os dados, a maior defasagem era na zona rural, que ficou em 12,9%, enquanto que na zona urbana, os números estabilizaram em 9,4%.

ORGANIZAÇÃO

Neuza Viana, do IAS, disse que a queda no índice foi devida a organização da rede municipal quando as aulas voltaram a ser presenciais.

“Detectamos que no quarto ano os meninos, mesmo não estando em distorção, não estavam alfabetizados”, disse.

Para ajudar nos resultados positivos foi oferecido um reforço presencial para os alunos com livro específico e acompanhamento de professor de rede, obtendo 94% de alfabetização.

Fonte: Semcom