Em discurso, durante o Grande Expediente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) nesta quarta-feira (13), o deputado estadual Belarmino Lins (PP) assegurou que todos os concursados da Secretaria de Estado de Saúde (Susam), referente ao certame de 2014, serão chamados pelo órgão antes do prazo final previsto em edital, no mês de abril.
Belarmino afirmou que a garantia da convocação lhe foi repassada pelo próprio titular da Susam, Carlos Almeida, em audiência ocorrida na última segunda-feira, no gabinete do vice-governador do Estado, nas presenças de dois secretários executivos. “Confirmo que Carlos Almeida me garantiu que chamará todos os concursados antes do prazo do concurso encerrar e, portanto, isso acontecerá antes de abril”, disse o líder progressista no Poder Legislativo.
Segundo Belarmino, os concursados substituirão a mão de obra terceirizada, seguindo orientação dos órgãos de controle e fiscalização, como o Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM) e o Ministério Público Estadual (MPE-AM). “Tanto na capital como no interior do Estado, serão impactantes os efeitos dessa última chamada dos concursados”, destacou Belarmino cujo discurso foi elogiado pela deputada Alessandra Campêlo (MDB). Em aparte, ela parabenizou o colega parlamentar pela “boa nova” a respeito dos concursados.
PP Independente
Da tribuna da Aleam, Belarmino Lins também informou sobre “o clima de absoluta paz” nas hostes do PP (Partido Progressista) depois da reunião realizada na tarde de terça-feira (12) sob o comando do empresário Francisco Garcia e da ex-deputada federal Rebecca Garcia, quando foi confirmada a postura independente do partido em relação ao Governo do Estado. Além de Belarmino, a reunião contou com as presenças dos deputados Dermilson Chagas e Álvaro Campelo. A deputada Mayara Pinheiro, alegando com problemas de saúde, não participou do evento.
“Na reunião ficou acertado que o PP continuará sendo um partido politicamente independente na Assembleia Legislativa, com equilíbrio e firmeza na defesa dos interesses da população amazonense”, salientou Belarmino, reforçando: “O PP nunca será adepto do ‘quanto pior, melhor’, mas, sim, um partido equilibrado e responsável diante das demandas e desafios do Estado”.
CPI do Combustível
Outro assunto tratado na reunião progressista de terça-feira foi a luta em favor da instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI). Conforme Dermilson Chagas, o PP cobrará do presidente da Aleam, Josué Neto (PSD), a instalação urgente da CPI, de autoria do deputado Álvaro Campelo, que pretende investigar a existência de um suposto cartel de combustível em Manaus e no interior do Amazonas.
O PP considera a CPI uma questão urgente em virtude de suspeitas que rondam os negócios envolvendo gasolina e diesel no Estado. Os parlamentares se dizem preocupados, inclusive, com possíveis negócios ilegais referentes a combustível desviado a partir da Venezuela.