Janeiro Branco: Saúde mental é campanha no Manauara Shopping

Janeiro Branco: Saúde mental é campanha no Manauara Shopping. Foi instalada uma estrutura com totens abordando a questão com enfoque didático.

Janeiro Branco: Saúde mental é campanha no Manauara Shopping.

Rodolfo Bentes, 40, é um servidor público bem posicionado na carreira profissional. Casado e pai de dois filhos, ele se interessa por política e tecnologia, é um leitor assíduo da Bíblia e um profissional de trabalho elogiado pelos colegas de trabalho. Mesmo assim, em 2019, ele passou a perceber que algo estava mudando na maneira como seu cérebro, a exemplo de um computador, como ele mesmo gosta de descrever, dava sinais de que necessitava de “manutenção”.

Praticamente sem conseguir levantar da cama, Rodolfo decidiu quebrar o tabu de rejeição que ainda predomina em relação aos profissionais de saúde mental e procurou um psiquiatra. Escolha acertada: em pouco tempo de tratamento, as crises cessaram, e, mesmo com um atestado médico de um mês, resolveu voltar antes ao seu posto de trabalho. Hoje, ainda em acompanhamento, mas com o orgulho da própria superação, ele fala sobre a importância de quebrar o tabu em torno da saúde mental, podendo contribuir com quem sofre do mesmo mal.

“O cérebro é como um sistema operacional. Um super computador biológico. Porém, ele também precisa de manutenção. Houve dias em que eu não conseguia levantar da cama”, relata Rodolfo, que acredita que a saúde mental – em especial as epidemiológicas ansiedade e depressão, precisam de mais discussão na sociedade. “Quanto mais a gente desmitificar isso, menos vamos ver muito menos rostos infelizes e amargurados pela rua”, vislumbrou.

Casos como o de Rodrigo não são isolados. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil está entre os países com maior número de casos de depressão e ansiedade. Ainda que subestimados, já que nem todos os casos são diagnosticados, dados da OMS dão conta de que pelo menos 5,8% da população sofre com esse mal. No mundo todo, são cerca de 300 milhões de pessoas com o transtorno.

Janeiro Branco no Manauara Shopping
Sempre atento às campanhas temáticas de promoção da saúde e combate a doenças epidemiológicas, o Manauara Shopping lança, a partir desta quarta-feira (12) e até o dia 26 de janeiro, sua versão própria da campanha global, com intuito é promover a saúde emocional e combater as desordens mentais.

Lounge da Saúde Mental
Montado em frente à loja Ramsons, no piso Castanheiras (G6), o Manauara Shopping instalou uma estrutura com totens abordando a questão com enfoque didático. Entre os temas relativos à saúde da mente, destaque especial para a chamada Síndrome de Burnout (do inglês “esgotamento”, em tradução livre), transtorno que tem crescido com a cultura profissional de valorização do chamado profissional “workaholic” (viciado em trabalho).

A campanha conta ainda com intervenções no shopping, como a distribuição de laços e balões brancos com a identidade da campanha e frases motivacionais, além de materiais gráficos de divulgação com conteúdo e dicas de saúde mental.

“Esperamos, com a campanha, contribuir para naturalizar a discussão sobre a saúde mental, na população amazonense em real, assim como a importância de se combater esta que é uma verdadeira epidemia, e que vitima com transtornos de ansiedade, depressão e outros males, pessoas de todas as classes e idades”, declarou a gerente de marketing do Manauara Shopping, Isa Lucena.

Sobre o Janeiro Branco
O Janeiro Branco é uma campanha ao estilo da Campanha Outubro Rosa e da Campanha Novembro Azul. O seu objetivo é chamar a atenção da humanidade para as questões e necessidades relacionadas à Saúde Mental e Emocional das pessoas e das instituições humanas.

No primeiro mês do ano, em termos simbólicos e culturais, as pessoas estão mais propensas a pensarem em suas vidas, em suas relações sociais, em suas condições de existência, em suas emoções e em seus sentidos existenciais. A campanha foi criada em 2014 por psicólogos da cidade mineira de Uberlândia. Mais informações em www.janeirobranco.com.br