Para manter os bons resultados alcançados em 2019 e atingir novos desafios na rede municipal de ensino, a Prefeitura de Manaus realizou nesta quinta-feira, 12/3, o 1º Encontro de Liderança Pedagógica. A ação foi realizada na escola da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), na avenida Mário Ypiranga Monteiro, Parque 10, zona Centro-Sul.
A secretária municipal de Educação, Kátia Schweickardt, e a subsecretária municipal de Gestão Educacional, Euzeni Araújo, além de mais 40 servidores da educação, entre diretores de departamentos, chefes e assessores das Divisões Distritais Zonais (DDZ), participaram do estudo que tratou do método “Planejar, Fazer, Verificar e Agir” (PDCA).
O PDCA é a elaboração de planos de ação, onde são trabalhados vários temas como organização, indicadores, fins e meios, meta, entre outros, e o conceito de gestão, onde é preciso que o triângulo de excelência, composto por lideranças, métodos e conhecimento, seja colocado em prática para que as metas da rede municipal sejam alcançadas.
Para a secretária Kátia Schweickardt, a Semed, assim como as normas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), fomenta nos estudantes o espírito de liderança, assim como os líderes de cada setor que precisam saber coordenar os programas desenvolvidos na secretaria, por meio do método PDCA.
“Esse momento é muito importante para todos da educação. Aqui podemos falar um pouco das nossas experiências como líderes e também fortalecer ainda mais uma das nossas principais habilidades e competências que está dentro da BNCC, que é incentivar nos nossos estudantes o espírito de liderança. Alguns alunos já nascem com esse perfil, mas outros precisam adquirir conhecimentos, é nesse sentido que trabalhamos. E na Semed cada programa é desenvolvido por uma equipe de liderança que utiliza o método PDCA, no qual é elaborado um plano de ação com impactos positivos no papel que cada um desempenha”, explicou Kátia.
As instruções sobre o PDCA foram repassadas aos líderes pela consultora do Instituto Aquila, Cynthia Zovka. Para ela, o método busca a melhoria nos resultados. “Esse método já é utilizado na Semed para alcançar as metas, assim como para visualizar e identificar a causa de problemas e daí o plano pode ser elaborado com alinhamentos de conceitos”, comentou Cynthia Zovka.
A chefe da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), Rita Luna, falou da importância do encontro para gestores públicos que atuam na educação de Manaus.
“Manaus é uma rede de educação muito grande e nós não conseguimos identificar os problemas sem estar de fato acompanhando todas as ações na Semed. Por isso são necessários momentos como este, onde podemos dialogar e coletivamente programar atividades que mostrem resultados positivos no processo de ensino e aprendizagem dos nossos alunos”, disse Rita.