30 anos do Internato Rural são comemorados com Sessão Especial

Nesta sexta- feira (2) ocorreu na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), uma Sessão Especial de autoria do deputado estadual Sinésio Campos (PT), que homenageou os 30 anos do Internato Rural no curso de medicina da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

A Faculdade de Medicina foi criada para atender à carência de médicos no interior e o Internato Rural foi construído enquanto proposta de interiorização do curso para colocar os futuros médicos em contato com a realidade e assim sensibilizá-los para a futura atuação profissional, sendo implantado inicialmente em Parintins como atendimento a uma provocação feita para a Ufam, pelos médicos que trabalhavam em nesse município e eram procedentes de outros Estados.

Após avaliação do estágio experimental, através da Resolução 027/1988 do Conselho de Ensino e Pesquisa/CONSEP o Internato Rural tornou-se obrigatório, ou seja, o módulo de Medicina Preventiva e Social que era desenvolvido nas Unidades de Atenção Primária de Manaus foi transformado em estágio rural.

O objetivo desse estágio no interior é contribuir para a formação de profissionais tecnicamente capacitados para a promoção da saúde, para a gestão do cuidado em saúde e para a resolução crítica e criativa dos principais problemas de saúde da população, respeitando suas crenças e valores culturais e assim também contribuir para transformação da realidade configurada pelos determinantes sociais do processo saúde/doença.

O Reitor da Ufam, Sylvio Puga, parabenizou o deputado Sinésio e destacou a importância do Internato Rural. “Obrigado e parabéns ao deputado Sinésio pela homenagem, é uma honra tal prestígio. O internato tem 100% de financiamento da Ufam e com o contingenciamento dos recursos das universidades pelo Governo Federal, essa relevante estratégia de inserção dos estudantes de medicina na realidade do interior do Amazonas e de sensibilização para futura atuação profissional de médicos”, disse o Puga.

Durante seu pronunciamento, o deputado Sinésio relatou que vai direcionar parte de sua Emenda Parlamentar para o Internato Rural. “Já firmamos o compromisso de destinar um valor da nossa Emenda para contribuir com esse brilhante trabalho que leva dignidade e melhora a saúde do cidadão que vive em nossos municípios, que tanto necessitam dessa assistência médica”, finalizou Sinésio.