Com apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, nos dias 21, 22 e 23 de abril de 2025, Manaus se une a outras 65 cidades para realizar o maior festival colaborativo de Economia Criativa do mundo. Trata-se do Dia Mundial da Criatividade 2025 (World Creativity Day – WCD), que ocupará cinco grandes espaços da cidade com mais de 100 atividades gratuitas entre shows, palestras, rodas de conversa e workshops, além de uma feira criativa.
As atividades serão realizadas na Faculdade Martha Falcão Wyden, Sebrae Lab, Casarão de Ideias, Bosque da Ciência do Inpa e Galeria 07, os locais anfitriões do Dia Mundial da Criatividade Manaus 2025. As inscrições para participação nas atividades já estão abertas e podem ser realizadas no site do Instituto Valendo Economia Criativa da Amazônia, o mantenedor do World Creativity Day 2025 em Manaus, Porto Velho e Rio Branco (valendo.org.br).
Em Manaus, o Dia Mundial da Criatividade tem o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Manaus, da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Amazonas, da Central Única das Favelas no Amazonas, Refricar Soluções Automotivas, Selva Homes, Logic Pro Soluções Tecnológicas e Souedo.
Entre as atividades que serão desenvolvidas durante os três dias de evento estão “Economia Circular: Indicadores para cidades inteligentes e sustentáveis”, “Influência Digital e Comunicação: Como estas abordagens podem elevar seu negócio”, “Como criar arte ecológica com movimentos criativos”, “Criando Gibis Fantásticos” e “Turismo no Amazonas: Oportunidades e Desafios”, só para citar algumas das mais de 100 atividades.
A programação completa, com datas, horários e locais de realização das atividades pode ser conferida em no site do Instituto Valendo (valendo.org.br) ou no link https://worldcreativityday.com/brazil/manaus/activities, onde as inscrições para participar podem ser feitas.
Maior do Mundo
Alguns números credenciam o Dia Mundial da Criatividade como o maior festival colaborativo de Economia Criativa do mundo. Em 2025, por exemplo, são 66 cidades participantes, com 3094 voluntários, 2938 atividades, 248 anfitriões e 205 patrocinadores.
Em 2024, Manaus foi posicionada no ranking das Top 10 cidades mais bem sucedidas no World Creativity Day, sob a liderança do ativista social Beto Contartesi, que este ano atua como Embaixador do World Creativity Day para a Amazônia Ocidental, coordenando o bloco formado pelas capitais Manaus, Porto Velho e Rio Branco.
“Manaus apresentou-se em 2024 com destaque nacional do Festival, prova prática da potência e protagonismo da capital do Amazonas para novas economias. Tivemos novo recorde de inscrições em 2025. Economia Criativa é uma vocação comprovada do Amazonense”, afirma Contartesi.
“O Dia Mundial da Criatividade é termômetro de como Manaus poderá ser nos próximos anos uma das grandes cidades globais desta nova economia. Isso significa renda, emprego, geração de arrecadação para estado e suas entregas desenvolvimento econômico, social, ambiental e cultural que ficam na cidade”, diz.
O líder do WCD Manaus 2025, Erick Mattos, pretende consolidar o evento como um marco para a cidade e a região, promovendo criatividade e desenvolvimento sustentável.
“Queremos transformar Manaus em um epicentro de inovação, onde ideias se conectam para gerar soluções criativas que impulsionem a economia, a educação e a sustentabilidade. Estou comprometido em fazer do WCD 2025 um marco de relevância cultural e um legado para a cidade”, afirma o líder.
O World Creativity Day é uma iniciativa reconhecida pela ONU por meio da Resolução 71/284, que institui o dia 21 de abril como o Dia Mundial da Criatividade e Inovação. O evento acontece simultaneamente em diversos países e coloca a criatividade no centro do debate sobre educação, empreendedorismo, cultura e tecnologia.
Fotos: Divulgação