Governo do Amazonas inicia 21 Dias de Ativismo
O Governo do Amazonas deu início, nesta quarta-feira (20), à campanha 21 Dias de Ativismo. A iniciativa reúne esforços para combater o racismo e promover os direitos das mulheres. Sob a coordenação da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), o evento integra as ações globais dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres com a Campanha Estadual de Combate ao Racismo, ampliando o impacto das atividades.
Combate ao racismo e à violência de gênero
A campanha busca conscientizar a população sobre as diversas formas de violência enfrentadas pelas mulheres cis e trans, bem como os desafios do racismo. Segundo a secretária da Sejusc, Jussara Pedrosa, o objetivo é educar, prevenir e fomentar o respeito à cidadania e à dignidade humana. Atividades educativas e culturais, como palestras e rodas de conversa, fazem parte da programação que se estenderá até o Dia Internacional dos Direitos Humanos, em 10 de dezembro.
Programação diversificada e inclusiva
As ações incluem blitze informativas, panfletagem em locais estratégicos como o Mercado Adolpho Lisboa, e eventos culturais. Destaque para o lançamento da cartilha “Vozes Negras: Arte, Cultura e Educação” e para a Feijoada do Quilombo de São Benedito. Essas atividades ressaltam o compromisso do governo em enfrentar os crescentes índices de violência de gênero e discriminação racial.
Fotos: Lincoln Ferreira e Ygson França/Sejusc