Na WTM Latin America, Amazonastur apresenta 30 projetos para fortalecer produtos turísticos do AM

A Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur) apresentou 30 projetos para potencializar produtos turísticos amazonenses durante a 7ª edição do principal evento internacional de viagens e turismo da América Latina, Word Travel Market Latin America (WTM), em São Paulo.

Os projetos foram captados pela Amazonastur junto às prefeituras e aos operadores do trade local, selecionados e avaliados pelo Ministério do Turismo (Mtur), que orientou os autores dos trabalhos sobre as melhores formas de financiamentos.

Conforme o assessor de Planejamento Estratégico da Amazonastur, Daniel Bernades, a iniciativa da WTM 2019 proporcionou aos operadores do trade e prefeituras apresentarem os projetos diretamente aos técnicos do MTur, na busca por recursos por meio do Prodetur (Programas Regionais de Desenvolvimento do Turismo), via Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), e Fungetur (Fundo Geral de Turismo).

“Os técnicos do Ministério do Turismo viram os projetos dos secretários municipais, dos empresários, e os orientaram sobre como formatar e apresentar os trabalhos, para acessar aos recursos, para os investimentos nos projetos”, disse Daniel Bernades.

Ele destacou ainda que os autores receberam orientação sobre o selo ‘+ Turismo’, do Prodetur, que respalda e prioriza o projeto na busca de linhas de financiamento, seja no próprio ministério, no BNDES ou na iniciativa privada. “O autor do projeto, dentro do Prodetur, recebe um selo de que esse trabalho está tecnicamente correto e que o ministério indica esse projeto. Isso é uma oportunidade interessante, porque eles avalizam, e ajuda na busca outras fontes de investimentos, não apenas no Mtur”, comentou.

Novo Airão – De acordo com a secretária de Turismo de Novo Airão, Suzianne Oliveira, a intermediação da Amazonastur, via Ministério do Turismo, aproximou a prefeitura do governo federal para a viabilização dos projetos de infraestrutura para o Parque Nacional de Anavilhanas.

“Novo Airão apresentou quatro propostas, e ocorreu um direcionamento do Ministério para a captação de recursos, para investimentos em infraestrutura no parque de Anavilhanas. Diante da orientação que recebemos, nós teremos uma reunião com o comitê do parque no dia 26 deste mês, na qual iremos ouvir as propostas, e diante delas, montaremos um único projeto para o parque, relacionado à infraestrutura, através do Prodetur. Saímos confiantes e acredito que com o apoio da Amazonastur, que foi fundamental na aproximação com o Ministério, Novo Airão vai alavancar no turismo”, comentou a secretária municipal.

Projetos – Na reunião realizada última quarta-feira (3/4), na WTM foram apresentados parte dos 30 projetos captados e elaborados pela Amazonastur, em parceria com secretarias municipais e também com a iniciativa privada. Nessa reunião, estiveram presentes técnicos da Amazonastur, da Ministério do Turismo, da iniciativa privada, e dos municípios como Barcelos, Parintins, Tefé, Novo Airão, Rio Preto da Eva e Iranduba.