Amazonastur capacita prestadores de serviços para melhor atender o turista em Parintins

A 52 dias do primeiro dia de apresentação dos bois Caprichoso e Garantido no 54º Festival Folclórico de Parintins, a Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur) acelera o ritmo de preparação dos prestadores de serviços turísticos parintinenses com ações estratégicas voltadas à recepção dos visitantes. Depois de fiscalizar grande parte da rede hoteleira em março, a Amazonastur agora abre prazo para as inscrições no Workshop “Bem Receber”, no Centro de Atendimento ao Turista (CAT), da Ilha Tupinambarana.

De acordo com a presidente da Amazonastur, Roselene Medeiros, o treinamento, que será realizado em duas etapas, é voltado a todos os profissionais que lidam diretamente com turistas, como tricicleiros, taxistas, ambulantes, mototaxistas, garçons, comerciantes, artesãos, recepcionistas de hotéis, comerciários, feirantes, atendentes do porto e do aeroporto, entre outros.

Segundo Roselene, a intenção do curso é capacitar o prestador de serviço para oferecer o melhor atendimento ao visitante, que desembarca na cidade para ver o espetáculo dos bumbás. O interessado pode realizar as inscrições nos dias 13 e 14 de maio, no CAT.

“Desde março, desembarcamos em Parintins para realizar ações visando o festival. Fiscalizamos e realizamos o ordenamento dos prestadores de serviços turísticos, e, agora, vamos realizar a capacitação dos profissionais que estão em contato com o visitante. Vamos orientar o trabalhador sobre as maneiras de como receber esses turistas visando a excelência no atendimento”, comentou.

Prioridade – Conforme a chefe de Projetos e Capacitação da Amazonastur, Kethlenn Porto, os “tricicleiros”, que são um dos primeiros profissionais a ter contato com turistas, sobretudo os que chegam por via fluvial, terão prioridade no treinamento. Pela primeira vez, os tricicleiros que participarem do curso, receberão o certificado “Tricicleiro Pai D’égua” –  que, na linguagem local, quer dizer “pessoa do bem, bacana” –  e também terão fardamento e mais a pintura padronizada pela Amazonastur em consonância com o festival.

 

Inscrição e curso – As inscrições podem ser feitas nos dias 13 e 14 de maio, das 8h às 14h, no Centro de Atendimento ao Turista (CAT) de Parintins, na avenida Jonathas Pedrosa, nº 2.471. Os treinamentos ocorrerão entre os dias 20 e 22 de maio, nos seguintes horários: 20/05 – 18h às 20h e 20h30 às 22h30; 21/05 – 15h às 17h e 18h às 20h; e 22/05 – 09h às 11h.

Já nos dias 3 e 4 de junho, estarão abertas as inscrições para a segunda etapa do curso, que será realizada nos dias 17 e 19 de junho, nos seguintes horários: 17/06 – 18h às 20h e 20h30 às 22h30; 18/06 – 15h às 17h e 18h às 20h; e 19/06 – 09h às 11h.

 

Ao todo, 300 pessoas participarão das atividades, sendo dez turmas com 30 participantes. As aulas serão realizadas no Centro Cultural de Parintins (bumbódromo), no Cine Clube Odineia Andrade, do Liceu de Artes e Ofícios Cláudio Santoro.

Para realizar as inscrições para os cursos basta levar RG e CPF.