Parlamento Jovem e greve dos professores movimentam a Casa Legislativa

As atividades na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) na semana de 6 a 10 de maio começaram com a abertura da 12ª edição do Programa Parlamento Jovem (PPJ), com a participação dos 48 jovens deputados titulares e suplentes eleitos. Na segunda-feira (6) os estudantes participaram de um café da manhã de boas-vindas seguido da palestra do diretor geral  da Casa, Wander Mota. As atividades do Programa e as demandas que foram levadas até o Parlamento Estadual pelo movimento de greve dos professores estaduais movimentaram a semana.

Ainda na Escola do Legislativo José Lindoso começou o curso de Formação em Atividade Legislativa (FAL), para uma segunda turma de alunos formada por servidores dos municípios de Lábrea (distante 702 km de Manaus em linha reta) e Manacapuru (a 68km da capital), em parceria com o Centro de Cooperação Técnica do Interior (CCoti). O presidente da Aleam, deputado Josué Neto (PSD), entregou os certificados para a primeira turma de alunos do programa FAL, que teve início em abril com 14 servidores de Coari e Tonantins.

A pauta da greve dos professores dominou a Sessão Plenária de terça-feira (7), com duas Cessões de Tempo concedidas para os sindicatos dos Professores e Pedagogos das Escolas Públicas do Ensino Básico de Manaus (Asprom-Sindical) e dos Trabalhadores em Educação do Amazonas (Sinteam). O presidente Josué Neto aceitou convite da presidente do Sinteam, Ana Cristina Rodrigues, para participar de reunião marcada com o governador Wilson Lima, na sede do governo. Na Ordem do Dia foram deferidos um total de oito projetos e 130 requerimentos, para serem encaminhados a análise nas comissões técnicas da Casa.

Após a Sessão dia, o jornalista e vocalista de jazz Humberto Amorim foi agraciado com o Título de Cidadão do Amazonas, homenagem de iniciativa do deputado Adjuto Afonso (PDT), que recebeu apoio unânime dos demais parlamentares. O vice-presidente do Bloco Brasileiro da União de Parlamentares do Mercosul (UPM), deputado Belarmino Lins (PP), homenageou o presidente Josué Neto com uma placa da entidade. Ainda na manhã de terça-feira Josué participou de um café da manhã dos 48 alunos da 12ª Edição do Parlamento Jovem 2019.

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) obteve na quarta-feira (8), a aprovação dos deputados ao Projeto de Lei Complementar nº 05/2019 e ao Projeto de Lei nº 172/2019, que tratam da organização administrativa e da criação de cargos no âmbito do órgão, dentro do programa de interiorização das ações no Estado. Outro tema que repercutiu na Sessão Plenária foi a reunião entre representantes dos professores e deputados, com o governador Wilson Lima.

Os deputados Sinésio Campos (PT), Therezinha Ruiz (PSDB) e Dr. Gomes (PSC) comentaram o encontro, que contou com a presença de 15 dos 24 parlamentares, inclusive o presidente da Casa, Josué Neto. Na pauta da Ordem do Dia um veto do governo à criação do portal Fundeb Transparente, primeiro item votado da pauta de 12 matérias, foi derrubado por unanimidade dos 16 deputados presentes.

Na Sessão Plenária de quinta-feira (9) os deputados receberam o presidente da Junta Comercial do Estado do Amazonas (Jucea), Ênio Ferrarini, em uma Cessão de Tempo do deputado estadual Adjuto Afonso (PDT), para explicar os avanços tecnológicos no órgão comercial. Em Comunicado no plenário, o presidente Josué Neto anunciou uma Sessão Especial na próxima terça-feira (14), para a apresentação da prestação de contas dos 100 dias da 19ª Legislatura, onde serão apresentadas as realizações da Assembleia Legislativa e de cada deputado em sua respectiva área de atuação.

Os 24 jovens deputados eleitos para o Parlamento Jovem 2019 tomaram posse no início da tarde desta quinta-feira, durante Sessão Preparatória na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). A cerimônia lotou as dependências do Plenário Ruy Araújo e contou com a presença de deputados estaduais, servidores da Casa e familiares e amigos dos parlamentares mirins. Em uma segunda Sessão Preparatória, ainda nesta quinta-feira, a deputada jovem Sthefany Cabral de Castro foi eleita presidente da Mesa Diretora do Parlamento Jovem.

A Sessão Especial de entrega do título de Cidadão do Amazonas ao delegado titular da Delegacia Especializada em Capturas e Polinter (DECT), Fernando Bezerra de Oliveira Lima, de autoria da deputada Alessandra Campêlo (MDB), movimentou o plenário na sexta-feira (10), reunindo autoridades, colegas e familiares do homenageado, sob a presidência do deputado Delegado Péricles (PSL). A Escola do Legislativo realizou o curso de Multiplicador de Doador de Sangue e promoveu palestra do deputado Felipe Souza (Patri) aos membros do Parlamento Jovem.

À tarde, a deputada Joana Darc (PR) realizaou um evento especial em alusão ao dia das Mães na Aleam, com o tema “Mães empoderadas: Da Maternidade para vida”, com palestras atividades e foi feita a entrega de Certificados aos participantes da segunda turma do curso de Formação em Atividade Legislativa (FAL), para servidores das Câmaras Municipais dos municípios de Lábrea e de Manacapuru.