Deputados reconhecem presidência democrática de Josué Neto em Sessão dos 100 dias

Autoridades, deputados e deputadas da 19ª Legislatura da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) reconheceram a presidência do deputado Josué Neto (PSD) como “colaborativa”, “participativa”, “integrada”, “pacificadora”, “harmônica” e “democrática” em seus discursos durante a Sessão Especial de prestação de contas dos primeiros 100 dias de trabalhos legislativos, realizada na terça-feira (14), no Plenário Ruy Araújo.

“Quero externar aqui que os deputados construíram esses 100 dias de forma colaborativa e, tendo na figura do presidente Josué Neto, não a figura de um rei, mas a figura de um líder que, de forma colegiada, permite aos demais deputados participar das decisões da Mesa Diretora”, afirmou o deputado Sinésio Campos.

Segundo Josué Neto, a apresentação dos primeiros 100 dias de trabalho do parlamento reflete o respeito que a Assembleia tem com o povo do Amazonas e o compromisso de manter o parlamento aberto à participação de todos. “Este é um trabalho coletivo. Não é a figura do deputado Josué que está dando resposta e satisfação, mas sim, todos os 24 deputados que possuem total liberdade de atuação e apoio desta Casa para exercer as suas atividades. Mostramos aqui que nosso trabalho está intimamente ligado aos anseios do Amazonas. Sempre prontos ao diálogo”, afirmou Josué Neto.

 

União

 

Para o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Amazonas (OAB-AM), Marco Aurélio Choy, o que se percebe é a união cada vez mais forte dos deputados e a independência do legislativo. “Não vejo nesses 100 dias um resumo de um gestor apenas, mas de todos os 24 deputados, sem exceção. Vejo uma Assembleia unida e protagonista de sua atuação, principalmente nessa situação de greve dos professores, onde poderia dizer que o problema não era seu, mas toma pra si a intermediação do diálogo entre governo e professores”, disse Choy.

A primeira vice-presidente da Aleam, Alessandra Campelo (MDB), afirmou que na gestão de Josué Neto a comunicação da Assembleia se modernizou e integrou todos os parlamentares sem distinção, além de reconhecer a maior participação das mulheres nas decisões da presidência. “A gente se sente representada na presidência. Josué amadureceu e se modernizou. E me sinto muito orgulhosa em ser vice-presidente num momento onde é muito difícil ocupar espaços de poder sendo mulher”, disse.

“Hoje a Assembleia é protagonista dentro do nosso estado. Com todo respeito aos demais órgãos, não vejo atuação maior que a do parlamento, que tem cumprido seu papel com responsabilidade. Temos um presidente com pulso firme fazendo política com ‘P maiúsculo’”, defendeu a deputada Joana Darc (PR).

O secretário Luiz Alberto Carijó, representando o prefeito de Manaus, Arthur Neto (PSDB), disse que os deputados mostram respeito ao povo quando apresentam o resultado dos seus trabalhos. “Quando o parlamento é forte, o povo também é forte. E o presidente é forte. Com certeza essa prestação de contas enalteceu o parlamento e os deputados como agentes de transformação do Amazonas”, afirmou Carijó.

 

Juventude

 

O deputado Augusto Ferraz (DEM) reconheceu o compromisso dos novos deputados da 19ª Legislatura que, mesmo jovens, estão demonstrando compromisso e eficácia no trabalho pelo Amazonas. “Estamos fazendo nosso papel dando respostas positivas ao povo sabendo que os deputados são jovens,  mas vieram compromissados em desenvolver o Amazonas. E isso é reflexo de uma presidência que dá espaço para todos nesta Casa”, disse.

Mesmo sentimento declarado pela deputada Dra. Mayara Pinheiro (PP) ao presidente. “Sua forma de presidir só mostra sua articulação e mostra nosso respeito, porque tem nos ajudado no aprendizado do dia a dia”, disse.