Deputados jovens se preparam para a discussão geral dos Projetos de Lei

Cumprindo o cronograma cheio de atividades para a semana que se inicia, os 48 deputados jovens da 12ª edição do programa Parlamento Jovem se preparam para a entrega e discussão dos projetos de lei marcados para a tarde desta segunda-feira (13), no miniauditório Cônego Azevedo. Na última semana eles receberam orientações sobre Técnica Legislativa, com o servidor da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) e especialista em Docência do Ensino Superior, Geovan Nonato Soriano, para a criação e elaboração de seus Projetos de Lei (PLs).

De acordo a coordenadora do Parlamento Jovem, Cassandra Serejo, os alunos desenvolveram seus projetos com base nas aulas que tiveram, sobre técnicas e procedimentos legislativos, regimento interno e linguagem das leis. “Nessa manhã os alunos seguem recebendo orientações sobre elaboração de parecer, no Laboratório de Informática da Escola do Legislativo Senador José Lindoso. Uma das etapas dos Projetos de Lei, é a avaliação que cada estudante fará da proposta do seu colega. E para isso eles precisam estar conscientes de como se elabora um parecer”, comentou Cassandra.

Após serem recepcionados pela deputada Joana Darc (PR), que esteve com os deputados jovens durante o café da manhã, os estudantes também receberam a visita do procurador do Estado do Amazonas, Isaltino Neto, que conversou com os jovens sobre ética na política. Acompanhando as atividades, Cassandra Serejo falou sobre a importância do cronograma que é elaborado e cumprido durante o programa, para oferecer aos estudantes uma visão completa da importância da educação cidadã e política.

“Hoje temos um procurador, também jovem, apesar de toda a sua competência e experiência, conversando com nossos deputados jovens não só sobre um assunto importante como a ética na política, mas sendo um exemplo presente do resultado da busca pela educação, instrução e conhecimento, que independe da condição financeira e social em que você nasceu, mas que depende muito do seu esforço e do quanto você deseja realizar”, concluiu a gerente do setor de Educação Cidadã.

As atividades da tarde serão realizadas no miniauditório Cônego Azevedo. Essa é a segunda e última semana do programa Parlamento Jovem 2019.