Comissão de Políticas sobre Drogas é instalada na Assembleia Legislativa

A Comissão de Políticas sobre Drogas da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) realizou nesta segunda-feira (13), sua reunião de instalação. O encontro iniciou às 10h30, no miniplenário Beth Azize, sendo conduzida pelo deputado Carlinhos Bessa (PV), presidente da Comissão.

Dentro os temas debatidos, destacam-se a promoção e a prevenção ao uso de drogas ilícitas, o combate o tráfico de drogas no Estado, a recuperação de dependentes químicos, criação de indicadores focados na saúde e bem-estar da população, bem como promover a redução do número de pessoas com problemas decorrentes do uso de drogas.

Bessa explicou que a comissão, é a última a ser instalada na atual Legislatura, por seu comprometimento em buscar abranger vários aspectos do tema e por isso, precisou buscar ajustes técnicos.

“Eu quero discutir não apenas o usuário, o dependente químico, mas também as questões de segurança pública e saúde”, declarou Bessa. O deputado falou do combate ao tráfico de drogas nas fronteiras e rios do Estado, que são usados como rotas de traficantes para transporte e distribuição de entorpecentes.

Estiveram presentes os deputados João Luiz (PRB), Alessandra Campêlo (MDB), Dra. Mayara (PP), Ricardo Nicolau (PSD). A deputada Alessandra declarou que tão importante quanto o apoio e estrutura de tratamento para os dependentes químicos, está à prevenção às drogas, com políticas públicas eficientes. A deputada Dra. Mayara, lamentou os cortes recursos, por parte do Governo Federal, de programas de saúde, em especial dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPs), o que, para a parlamentar, enfraquece consideravelmente o atendimento aos dependentes.

Os deputados João Luiz e Ricardo Nicolau ratificaram apoio à causa, e falaram sobre a necessidade de conscientizar e informar os jovens sobre os perigos dos entorpecentes. Segundo eles, a falta de orientação e até mesmo “banalização” do assunto, contribui para que cada vez mais pessoas se tornem usuárias.

Na 19ª Legislatura, a Comissão terá a seguinte formação: Presidente – Carlinhos Bessa, Vice Presidente – Dr. Gomes (PSC), Membros Titulares– Alessandra Campêlo (MDB), Cabo Maciel (PR), João Luiz (PRB). Membros Suplentes – Delegado Péricles (PSL), Álvaro Campelo (PP), Ricardo Nicolau (PSD).