Em jantar, Bolsonaro encontra governadores, senadores e líderes conservadores

DALLAS — Em sua primeira noite no Texas, o presidente Jair Bolsonaro se reuniu com líderes conservadores do Sul dos Estados Unidos. Na casa da anfitriã em Dallas, Nancy Cain Marcus, passaram autoridades como o senador Ted Cruz e os governadores do Texas, Greg Abott, e de Oklahoma, Kevin Stitt, em uma conversa sobre parcerias comerciais e investimentos, em especial na área de aviação.

Ted Cruz, que foi pré-candidato presidencial em 2016 e é uma das vozes mais conservadores do Senado, elogiou o jantar em sua conta em uma rede social. Ele aproveitou para criticar Bill de Blasio, prefeito de Nova York e opositor público do plano anterior de Bolsonaro de visitar Manhattan. É esperado que de Blasio anuncie sua pré-candidatura à Presidência pelo partido democrata nesta quinta-feira.

“Heidi [esposa de Ted Cruz] e eu jantamos com @jairbolsonaro no TX [Texas], depois de [o prefeito de Nova York, Bill] DeBlasio ter desconvidado ele de NYC. Depois de anos de tensão entre líderes no Brasil e Estados Unidos, é bom para o Hemisfério Ocidental ter um presidente brasileiro que quer ser um forte aliado dos Estados Unidos. Nós estendemos a mão da amizade”, disse o senador, pelo Twitter.

Em poucos minutos, o presidente Bolsonaro respondeu ao senador, em inglês, em uma rede social: “Foi um grande prazer, senador! O povo brasileiro e o americano têm muito a ganhar da nossa cooperação e amizade”.

Bolsonaro está em Dallas para uma visita em que receberá o prêmio “Personalidade do Ano”, concedido pela Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos. O presidente da Câmara, Alexandre Bettamio, também esteve presente no jantar. Ele entregará o prêmio a Bolsonaro nesta quinta-feira em Dallas. Além deles, segundo fontes presentes no encontro, estavam dois diretores de investimento do Goldman Sachs, um diretor do JP Morgan e lideranças empresariais do Texas.