‘Requalifica’ avança pela zona Norte com recapeamento no Santa Etelvina

Em seu segundo dia, as obras do programa “Requalifica”, criado em comemoração aos 350 anos de Manaus, seguem a todo vapor em quatros áreas da capital. Na zona Norte, homens e máquinas da Prefeitura de Manaus atuam no recapeamento de 1.800 metros da rua Nossa Senhora de Fátima, no bairro Santa Etelvina. Ao todo, 54 vias de sete bairros da localidade serão alcançadas pela primeira etapa do programa.

 

Segundo o prefeito Arthur Virgílio Neto, nessa fase, o “Requalifica” trabalha com quatro frentes simultâneas, cada área sob a responsabilidade de uma empresa contratada. Com a chegada do verão, a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) espera dobrar esse número.

 

“Neste momento, estamos com gente trabalhando no Petrópolis, Alvorada, Santa Etelvina e no Grande Vitória. E temos sucessivas licitações sendo feitas para ampliar essas frentes. Agora, são R$ 51 milhões, mas esperamos chegar perto de R$ 600 milhões, este ano, em obras de recapeamento, dando um resultado para a mobilidade da cidade”, disse o prefeito durante o início dos serviços na última segunda-feira, 14/5.

 

No Santa Etelvina, uma equipe de 30 homens e maquinário pesado da Construtora Soma Ltda., vencedora da licitação, trabalham no recapeamento completo da Nossa Senhora de Fátima. Conforme o secretário da Seminf, Kelton Aguiar, a comunidade também a operação tapa-buracos.

 

“O lote 2 do ‘Requalifica’ contempla o bairro Santa Etelvina e outros seis bairros, onde também está sendo feito um mutirão de tapa-buracos nos finais de semana. A Seminf continua com suas ações em serviços básicos e quase 70 das 180 ruas do bairro já receberam melhorias”, disse Aguiar.

 

A secretária municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania, Conceição Sampaio, também esteve acompanhando os trabalhos no Santa Etelvina, nesta terça-feira, 15, e pôde verificar o impacto positivo da chegada do asfalto na qualidade de vida dos moradores da área. “É muito importante ouvir a comunidade, pois o asfalto nas ruas do Santa Etelvina proporciona dignidade à vida deles. Uma obra como esta traz não apenas beleza ao local, mas qualidade de vida no dia a dia deles”, avaliou.

 

Quem mora no local, se mostrou satisfeito com o serviço, como a técnica de enfermagem Marcionília Oliveira. “Vai melhorar muito, vou poder ir ao supermercado com mais conforto, ir para uma consulta médica ou até mesmo para chegar uma ambulância na comunidade. Sem dúvida, vai facilitar bastante”, destacou. O motorista de aplicativo Hugo Craveira também evidenciou as melhorias com a recuperação viária do bairro. “Agora, o trânsito vai fluir, além do melhor desempenho do carro e do menor gasto com manutenção”, comemorou.