Ageman vai acompanhar interligação do novo reservatório de água tratada da Cidade Nova

Técnicos da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman) vão acompanhar  o procedimento de interligação do novo reservatório de água tratada da Cidade Nova ao sistema de abastecimento da cidade. Os trabalhos serão iniciados nesta terça-feira, 14/5, e para realizar os ajustes finais, o fornecimento de água em alguns bairros das zonas Norte e Centro-Oeste será interrompido.

 

O diretor-presidente da Ageman, Fábio Alho, orienta os usuários a fazerem o uso consciente e, na medida do possível, que reservem água para o período. “Queremos informar aos usuários que reservem água em casa. Sabemos que essa medida não é nada confortável, mas a parada é de extrema importância para que o trabalho de interligação seja realizado com sucesso. Estaremos acompanhando passo a passo esse procedimento, procedendo a fiscalização e  a execução de forma que o fornecimento de água seja restabelecido dentro daquilo que foi programado”, afirmou Alho.

 

Os ajustes para a interligação começam a partir das 13h da terça-feira e tem previsão de ser finalizados até 1h de quarta-feira, 15. A partir desse horário, o sistema volta a operar. O abastecimento de água tratada na região será normalizado gradativamente em até 36 horas. A Ageman informa que a concessionária disponibilizará carros-pipa para abastecer locais prioritários como hospitais, Unidades Básicas de Saúde e escolas da região.

 

O novo reservatório fica dentro do complexo do Distrito Norte, na esquina das avenidas Pedro Massa e Noel Nutels, na Cidade Nova, e começou a ser erguido no fim do ano passado. Ele possui 12 metros de altura e vai reforçar o sistema de abastecimento da região, que já conta com um reservatório de 7,5 milhões de litros no mesmo local. Além de ampliar a reserva de água tratada nas zonas Norte e Centro-Oeste, a nova unidade vai ajudar a reduzir as oscilações na pressão de água nos bairros abastecidos a partir do Distrito Norte, além de facilitar a implantação de expansões de redes na área. A unidade vai beneficiar cerca de 200 mil moradores.

 

Outros quatro novos reservatórios estão sendo construídos pela concessionária Águas de Manaus na capital nos bairros Compensa, Colônia Santo Antônio, Jorge Teixeira e Cidade de Deus. Todos devem ser entregues para a população no primeiro semestre do ano.  Juntas, as cinco unidades vão aumentar a capacidade de reserva de água tratada na cidade em 30 milhões de litros. Atualmente, a capital possui 182 reservatórios, que comportam 226 milhões de litros. A Ageman vem acompanhando diariamente a execução das obras.

 

Bairros

 

Os bairros abrangidos pela parada são: conjunto Hileia 1 e 2, bairro da Paz, Santos Dumont, Redenção, conjunto Mundo Novo, Parque das Nações, Beija-Flor 1, Beija-Flor 2, Santa Cruz, Subtenentes – Sargentos, Ozias Monteiro, condomínio Ideal Flores, Nova Cidade, conjunto Carlos Braga, Cidadão 6, Colônia Santo Antônio, José Bonifácio, Parque Florestal, Monte Sinai, Vale do Sinai, Manoa, Terra Nova I, II, Novo Israel, 1 e 2, loteamento América do Sul, loteamento Canaã, Celebridade, Jesus me Deu, condomínio Alegro, Monte Pascoal, Monte Cristo, comunidade Luís Otavio, loteamento Fortaleza, Santa Tereza, comunidade Peniel, loteamento Raquel, Vitória-Régia, Vista Alegre, loteamento Agnus Dey, Cidadão 12, conjunto Vila da Barra, loteamento São Luiz, loteamento Piorini, loteamento Santa Marta, Cidade Nova Núcleos 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14, e 15; conjunto Canaranas, Vila Real, Riacho Doce 1,2,3; Boas Novas, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Águas Claras, Santa Etelvina 1, 2, Parque Santa Etelvina, loteamento Vera Cruz, União da Vitória, residencial Cumaru, condomínio Bem Viver, Francisca Mendes 1 e 2, Campo Dourado 1 e 2, Ribeiro Júnior, Renato Souza Pinto 2, Parque Eduardo Braga, conjunto Galileia 1 e 2, Osvaldo Frota, conjunto Sergio Pessoa Neto, conjunto Américo Medeiros, Omar Aziz, Aliança com Deus e comunidade Raio de Sol.

 

Medidas

 

Entre as dicas para economizar água pode-se destacar a captação de água da chuva em caixas d’ água e outros reservatórios como baldes e garrafas. Os moradores podem reaproveitar essa água para atividades cotidianas dentro de casa como lavar pátios, calçadas, dar banho nos animais, lavar carros, entre outras. Outras pequenas atitudes, como reaproveitar a água da máquina de lavar para limpar calçadas, tomar banho de no máximo cinco minutos e fechar a torneira enquanto se escova os dentes ou lava a louça, podem ajudar na economia de água nesses dias.