Urucurituba realiza a abertura do Polo 2 do JEAs

Aproximadamente duas mil pessoas participaram nesta quarta-feira (08/05), da abertura dos Jogos Escolares do Amazonas (JEAs) pelo Polo 2, realizada no município de Urucurituba, a 208 quilômetros de Manaus. Além do município sede, o evento, que é organizado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Juventude, Esportes e Lazer (Sejel), contou com a presença de representantes das cidades de Itapiranga, Itacoatiara, Rio Preto da Eva, São Sebastião do Uatumã, Silves, Urucará e Urucurituba.

 
A festa recebeu uma apresentação especial da fanfarra oficial da Escola Estadual Maria Arruda, além de outras atrações culturais.
 
O secretário da Sejel, Caio André de Oliveira, que representou o Governo do Estado na cerimônia, destacou a importância dos Jogos Escolares e da felicidade em ver a alegria da cidade ao receber a competição.
 
“O JEAs é um mundo de oportunidades para os talentos de nossa terra. É nele que descobrimos os atletas do amanhã, as crianças e jovens que serão o futuro do nosso esporte. Parabenizo o município de Urucurituba pelo carinho e atenção com que todos foram recebidos, porque pude ver uma cidade que tem amor pelo esporte e que irá promover uma grande etapa do JEAs. Parabenizo ainda todas as cidades participantes, que trouxeram seus atletas e que, juntos, irão fazer uma competição realmente muito bonita de se ver”, comemorou.
 
Para o prefeito da cidade sede, José Claudenor Castro Pontes (Sabugo), a oportunidade de trazer os Jogos Escolares para o município é algo grandioso e marcante.
 
“Trazer o JEAs para cá sempre foi um ideal a ser realizado. Buscamos participar sempre, pois entendemos a importância dessa competição e do esperteza na vida de cada estudante. Urucurituba está em festa e, mais do que isso, concretiza um sonho não apenas das crianças e jovens, mas de toda a população que vive aqui. Sabemos que nossas estruturas não são as melhores, mas nos organizamos para receber as delegações vizinhas e acredito que teremos excelentes jogos”, ressaltou.
 
Municípios participantes – Entre os participantes da competição estavam os municípios de Itapiranga, com 180 atletas; Itacoatiara, com 100 atletas; Rio Preto da Eva, menor delegação, com 80 atletas; São Sebastião do Uatumã, com 185 inscritos; Silves, com 150 atletas; Urucará, maior delegação, composta por 200 estudantes; e Urucurituba, com 176 participantes.
 
Durante a competição, oito modalidades serão disputadas, como vôlei, futsal, basquetebol, handebol, tênis de mesa, xadrez, atletismo e vôlei de praia.
 
Determinação – Para a atleta Cleidiane Castro, de 15 anos, representante da Escola Estadual Armando Mendes, em São Sebastião do Uatumã (a 247 quilômetros de Manaus), o JEAs é algo inexplicável. Veterana na competição ela participa neste ano em duas modalidades: futsal e atletismo.
 
“É a terceira vez que participo do JEAs e estou muito feliz. Por duas vezes venci a etapa classificatória, mas infelizmente não passei na fase Estadual, em Manaus. De qualquer forma, participar da competição é algo muito bom, é uma sensação que não dá para explicar. Jogar o JEAs é um motivo de orgulho para a nossa família e nosso município, então faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para alcançarmos um bom resultado. Nossa equipe está treinada, é unida e viemos para vencer”, afirmou.
 
Participação inédita – Participando pela primeira vez da competição, Marcos Vinicius Pereira, de 17 anos, falou que o JEAs é um sonho realizado. Atleta do lançamento de dardo, Marcos é um dos representantes de Rio Preto da Eva (58 quilômetros da capital), pela Escola Estadual do município.
 
“Treinamos bastante, eu e minha equipe, e nos esforçamos muito para chegar até aqui. Apesar de termos a menor delegação, acredito que somos suficientes e iremos garantir várias vitórias. Estar aqui é a realização de um sonho e vou me esforçar para que esse sonho não termine tão cedo. Me dediquei bastante e, agora, vou mostrar do que sou capaz”, explicou.
 
Revezamento – Muita emoção e aplausos resumiram o revezamento da tocha para que a pira olímpica fosse acesa. Com início no Porto da cidade, a tocha começou sua trajetória com a tricampeã Estadual do JEAs na modalidade futsal, Cassiane Mendonça. Em seguida, foi a vez de Vinicius Ramos, tricampeão do voleibol de areia e campeão do vôlei de quadra, levar a tocha, seguido da campeã de 2018, no Atletismo (200 metros), Ana Carolina Ramos. Depois, Euclides Júnior deu sua contribuição no trajeto, ele que foi campeão do futebol de campo, na categoria Sub-15.
 
Gerleane Mendonça, campeã do JEAs no atletismo (três mil metros), também participou do percurso, seguida de Henrique Menezes, campeão do futsal em 2014. O penúltimo a trazer a tocha foi Juvenal dos Santos, pioneiro dos Jogos Escolares na década de 80, finalizando com a atleta Ana Paula Castro, campeã do atletismo nos 200 metros e participante dos Jogos Escolares da Juventude.