Prefeitura realiza abertura do 4º Festival Olímpico da Educação Infantil

A Prefeitura de Manaus realizou na manhã desta sexta-feira, 17/5, a abertura da 4ª edição do Festival Olímpico da Educação Infantil, com a temática do ano letivo deste ano “Família e escola: todos responsáveis uns pelos outros”. A programação ocorreu na arena Amadeu Teixeira, bairro Flores, zona Centro-Sul, e reuniu 150 crianças de 3 a 5 anos.

A partir desta segunda-feira, 20, os 111 Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) realizarão seus festivais internos, que envolverão aproximadamente 38 mil alunos da modalidade até o final deste mês. As atividades são divididas em jogos pedagógicos como zig-zag, circuito de figuras divertidas, saltos, túnel da selva e estação dos vingadores (cama de gato), entre outros.

O festival, coordenado pela Divisão de Educação Infantil (DEI), da Secretaria Municipal de Educação (Semed), e com o apoio da Caravana da Educação Física, tem o objetivo de proporcionar às crianças interação, desenvolvimento da linguagem e produção textual, por intermédio de brincadeiras e práticas esportivas. Ao final das atividades, todos os alunos recebem medalhas.

Para a subsecretaria de Gestão Educacional, Euzeni Trajano, esse é um trabalho muito bem executado pela caravana da Educação Infantil em todos os Cmeis e até nas creches municipais.

“Em nossas atividades procuramos integrar todos os aspectos desenvolvidos na infância, como cognitivo, afetivo e social. O festival é um momento que reúne todas as escolas para que possam participar de várias modalidades. Com isso, preparamos as nossas crianças para que elas possam progredir na sua carreira escolar sem problemas”, comentou.

O chefe da DEI, Alexandre Romano, considera o evento uma atividade pedagógica importante para as crianças, por isso, a Semed planeja tudo para atender os alunos da melhor forma possível.

“No festival olímpico comemoramos as diversões e as brincadeiras que acontecem todos os anos nos Cmeis. A Caravana existe para promover as interações e brincadeiras, onde trabalhamos com crianças de 3 a 5 anos de idade. É importante que elas sempre estejam trabalhando isso”, disse.

A diretora, Marly Carvalho, do Cmei Ismail Aziz, na comunidade Ismail Aziz, BR-174, zona rural, ficou encantada com a abertura do festival.

“O festival desenvolve tanto a parte física, como cognitiva. Este ano temos o diferencial, que é o tema da Semed com a participação da família, o que é um retorno muito positivo. Nós estamos trazendo a família para dentro da escola, desde o início do ano”, observou.

No Cmei Maria de Lourdes Braga, bairro Terra Nova, zona Norte, a atividade será realizada no dia 7/6, e segundo a diretora da unidade, Liliane Oliveira Correa, os jogos reunião 200 alunos.

“É uma forma de praticar atividades diferenciadas que serão preparadas com maior carinho pelas nossas professoras, para que os alunos possam se desenvolver ainda mais. Ao longo do ano, vamos utilizar as mesmas atividades. Acho muito importante para nossas crianças, no sentido de alcançarem um nível motor mais elevado”, avaliou.

Há um ano em Manaus, a venezuelana Linda Machuca, 25, mãe do aluno do 1º período, Naomy Fernandez Machuca, 4, do Cmei Eliakin Rufino, bairro da União, zona Centro-Sul, ficou feliz ao ver seu filho participar da abertura, mas principalmente pela acolhida do poder público municipal na cidade de Manaus.

“Representa muito para mim ver meu filho aqui com outras crianças do Brasil, e não tendo nenhuma discriminação. É importante reunir tanto a família quanto a escola, porque meu filho vai crescer nos estudos e no esporte”, contou.