Funai inicia parceria com o Sebrae para inclusão econômica e treinamento em empreendedorismo aos indígenas do Amazonas

Em vista a Manaus, presidente da Funai se impressiona com os resultados financeiros obtidos pelos indígenas durante rodadas de Negócios do Artesanato Indígena realizadas pelo Sebrae

O presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Franklimberg de Freitas, dique que o órgão já iniciou tratativas com o Sebrae no Amazonas para firmar um acordo de cooperação técnica com foco no etnodesenvolvimento voltado para o aprimoramento de práticas comerciais de produção, venda de produtos artesanais e treinamento em empreendedorismo para as populações indígenas do Alto Rio Negro e do Alto Rio Solimões.

“Entendemos o Sebrae como um importante parceiro no sentido de preparar a capacitar as populações indígenas para melhor comercializar seus produtos, seja do artesanato ou das demais atividade produzidas e que tenham forte potencial econômico. Estamos confiante que ações dessa natureza geram mais cidadania, qualidade de vida e renda para as populações”, destacou o presidente, que esteve em Manaus nesta segunda-feira (01) motivado pelos resultados financeiros e de inclusão econômica obtidos durante as rodadas de Negócios de Artesanato Indígena realizadas pelo Sebraa/AM na última quinta-feira (28/03), na cidade de Benjamin Constant (a 1.120 quilômetros de Manaus) e neste dia 1º de abril em Manaus, no Parque do Mindu, zona Centro-Sul da capital.

Durante uma Rodada de Negócios, explica a diretora-técnica do Sebrae no Amazonas, Adrianne Gonçalves, uma rede de fornecedores (ofertantes) em geral pequenos negócios ou empreendedores interagem com uma rede de demandantes (compradores) em geral médias e grandes empresas. Nas Rodadas realizadas pelo Sebrae, os indígenas artesãos atuaram como ofertantes e um grupo de 14 comerciantes, empresários das Regiões Sudeste Nordeste do País, levados pelo Sebrae atuaram como demandantes. No evento realizado em Benjamin Constant as vendas realizadas pelo indígenas aos empresários foram de aproximadamente R$ 200 mil. Na ocasião, mais de 120 indígenas estivaram presentes.

Amazonas pode virar modelo para o Brasil

O presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Franklimberg de Freitas, revelou ainda que, não há pelo Brasil, uma parceria da Funai com o Sebrae voltada para a capacitação empreendedora de povos indígenas.

“Acreditamos que no Amazonas vamos realizar uma parceria pioneira, um projeto-piloto o qual, a meu ver, realmente dando certo como tem demonstrado, devemos replicá-lo pelo resto do Brasil, pois em todos os Estados temos coordenadorias estaduais. Esse tipo de boa prática precisa ser levada para o Brasil, pois temos indígenas em outras regiões que precisam desse apoio que o Sebrae pode oferecer”, destacou.

Em Manaus, Franklimberg de Freitas visitou a Rodada de Negócios que foi realizada nesta segunda-feira (01) em Manaus. No local, estavam artesãos indígenas do entorno de Manaus, de Novo Airão (a 195 quilômetros de Manaus) e Rio Preto da Eva (cerca de 79 quilômetros da capital).