Fapeam encerra ciclo de oficinas do PCE para professores

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) encerrou nesta sexta-feira (17/5) o ciclo de oficinas preparatórias para elaboração de projetos do Programa Ciência na Escola (PCE).

A última oficina foi realizada para professores de escolas estaduais de Manaus, no auditório do Centro de Formação Profissional Pe. José Anchieta (Cepan), da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (Seduc-AM), localizado bairro Japiim, zona Centro-Sul de Manaus.

 

Quase 300 professores participaram da capacitação, cujo objetivo foi orientá-los sobre assuntos relacionados ao  novo edital  do PCE, que recebe propostas até o dia 29 de maio.

 

A oficina foi ministrada pela professora Maria Fulgência Bandeira, em conjunto com a professora Geisy Rebouças, e abordou temas como montar e executar um projeto de pesquisa e como submeter propostas ao programa, por meio do sistema da Fapeam, dentre outros assuntos.

“A ideia é fazer os docentes pensarem como professor cientista para orientar e estimular seus alunos à iniciação científica. Nas oficinas, os professores foram bem participativos e esclareceram dúvidas referentes ao  PCE. Os questionamentos são relacionados à parte técnica do edital, mas os professores também entendem que existe um rigor científico por parte do programa. Isso é algo muito bom, porque faz com que o professor busque algo além do que ele já faz na sala de aula”, comentou Maria Fulgência.

PCE – Desenvolvido pela Fapeam, em parceria com a Seduc/AM e Secretaria Municipal de Educação de Manaus (Semed), o programa tem como objetivo despertar a vocação científica e incentivar talentos entre os estudantes de ensino público, bem como contribuir para o processo de formação continuada dos professores.

O PCE apoia a participação de professores do 5º ao 9º ano do ensino fundamental, da 1ª à 3ª série do ensino médio e suas modalidades: Educação de Jovens e Adultos, Educação Escolar Indígena, Atendimento Educacional Específico e Projeto Avançar, em projetos de pesquisa a serem desenvolvidos em escolas públicas estaduais do Amazonas e municipais de Manaus.

Acesse o edital do Programa Ciência na Escola

http://www.fapeam.am.gov.br/editais/edital-n-0032019/