Autazes recebe oficina regional do Plano Estadual de Recursos Hídricos

Mais de 120 pessoas, entre atores da sociedade civil e secretarias municipais, participaram nesta quinta-feira (09/05) da 6ª oficina regional do Processo de Elaboração do Plano Estadual de Recursos Hídricos do Amazonas (PERH-AM), promovida pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) no município de Autazes (a 107 km de Manaus). Utilização da água de forma correta e preservação dos recursos hídricos estão entre os temas tratados no evento.

Na ocasião, foram apresentados o diagnóstico e programas, bem como a contextualização do Plano e metas. Os participantes da oficina discutiram a questão da água e sua utilização, além de fatores que poderão comprometer sua qualidade para o consumo humano. Também foi tratada a questão da dessedentação animal, devido o município ser grande produtor na pecuária e das agro indústrias queijeiras.

A consultoria Magna Engenharia, que trabalha na elaboração do plano, apresentou o levantamento feito junto à população com relação a saneamento básico, os cuidados que devem ser feitos para o consumo humano, consumo animal e para a indústria. A ideia é que todas estas informações constem no plano para se tornar política pública.

Esta é a sexta das 10 reuniões que serão promovidas pela secretaria. Além de Autazes, outras cidades do interior do Estado também já sediaram o evento, que contou com o apoio de secretarias municipais, instituições religiosas, Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), Fundação Nacional de Saúde, entre outros. Participaram também do evento o prefeito de Autazes, Anderson Cavalcante, e vereadores da Câmara Municipal de Autazes (CMA).

A elaboração do Plano Estadual de Recursos Hídricos do Amazonas é fruto de parceria entre o Ministério do Meio Ambiente (MMA) e a Sema, com recursos do Fundo Nacional de Meio Ambiente (FNMA).